O principal objetivo da maioria das empresas é obter lucro e para isso são criadas diversas estratégias, pesquisas e ações que possam gerar esse resultado. Existem vários recursos que podem ser utilizados para aumentar as vendas de produtos, mas podemos dizer que, se a empresa não trabalha com a gestão de custos, provavelmente, mais cedo ou mais tarde, ela terá problemas.

 

Quando os custos de uma empresa são altos e, principalmente, se eles estiverem diretamente relacionados à fabricação de algum produto ou ao fornecimento de serviços, mesmo que sua empresa venda muito, ela não conseguirá um retorno suficiente. Terá baixo lucro.

 

Ao contrário do muitas pessoas pensam, o segredo do aumento da rentabilidade de uma empresa está no gerenciamento de custos e não no aumento das vendas apenas.

 

O que é gestão de custos?

 

Todos os investimentos que uma empresa precisa fazer para que sua atividade seja realizada é considerado custo. Estão incluídos a matéria-prima, a mão de obra, equipamentos e tudo mais que for necessário para o funcionamento da empresa. Muitos desses custos estão diretamente ligados ao trabalho, ou seja, se aumentar o trabalho, aumentam os custos.

 

A empresa precisa conhecer detalhadamente cada um desses custos e inseri-los em uma planilha orçamentária para formar o preço do produto ou serviço oferecido. Essa é a maneira correta de estabelecer os preços.

 

Agindo dessa forma você consegue definir os custos individuais de cada produto e cobrar o preço justo, considerando os gastos e a margem de lucro necessária para a manutenção da empresa. Essa é uma excelente maneira também de identificar as possibilidades de descontos que podem ser dadas para clientes que adquiram grandes quantidades, ou que sejam de interesse da empresa.

 

Como fazer a gestão de custos na empresa

 

O objetivo da gestão de custos é aumentar a lucratividade da empresa. Para fazer isso algumas etapas precisam ser seguidas.

 

  • Conheça seu próprio negócio: conheça o perfil dos clientes e todas as etapas de trabalho da sua empresa;
  • Faça uma análise sobre sua empresa e identifique oportunidades e necessidades de melhoria;
  • Inicie o controle dos custos identificados e busque por soluções que possam reduzir alguns desses custos ou mesmo eliminar, sem perder a qualidade;
  • Refaça as contas e verifique se os preços praticados estão corretos: lembre-se de que preço baixo demais não pagará todos os custos e preço alto demais poderá espantar clientes;
  • Esteja sempre atento ás oportunidades de reduzir ainda mais os custos da sua empresa. Renegocie com fornecedores preços e prazos para aumentar sua lucratividade;

 

Caso você não tenha conhecimentos necessários, ou considere não ter tempo, invista na ajuda de um profissional que poderá realizar essas análises e verificações e criar a metodologia da gestão de custos para a sua empresa.

 

Com organização e acompanhamento constante sobre os custos da empresa será mais fácil alcançar a lucratividade desejada. Sua empresa aumentará o lucro individual de cada venda e aí sim, o aumento das vendas irá gerar o aumento nos resultados da empresa, proporcionando um crescimento sustentável ao longo do tempo.

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